O rico e Lazaro

Antes cedo do que tarde

Texto base: Lucas: 16. 19- 31 – a parábola do homem rico e Lázaro

[Ref.: Mt 6. 25-34; 22.34-40; 25.31-46 / Lc 12. 13-21]

Esta parábola que Cristo conta me lembra um certo conto americano de um livro chamado Um Conto de Natal (A Christmas Carol, 1843) de Charles Dikens. Em uma noite às vésperas do Natal ocorre a história de transformação de caráter do velho Ebenezer Scrooge (após à visita em sonho, de 3 ‘fantasmas’ que o fazem refletir sobre sua vida, suas ações, seu passado, presente e futuro), de um senhor rico, rabugento, avarento, solitário e egoísta, à um homem feliz, amigável e caridoso, solidário.

A diferença entre Scrooge e o rico da parábola, é que ele, ainda em vida, acabou mudando de atitudes ao encarar quem ele realmente era, porém o rico morreu sendo egoísta, orgulhoso e avarento e só no tártaro, tarde demais, se arrependeu da vida que vivia e de ter desprezado Lázaro, em vida, e suplicando à Abraão conceder à ele o minimo de alivio possível e após aceitar que para ele não havia mais saída, insiste à Abraão que avise/conscientize seus familiares e parentes das consequências amargas daquela vida que vivia, chega até mesmo à sugerir que ressuscite algum profeta para avisa-los, mas Abraão avisa que nada disso fará diferença uma vez que já estão cegos por suas próprias convicções e nem se quer darão atenção à um profetas ressurreto.

O amor ao próximo em uma vida cristã no centro da vontade de Deus, vivendo segundo Seus ensinamentos, afasta o homem salvo e renovado em Cristo de uma vida promiscua e um fim amargo, infeliz, e também o livra da segunda morte e do Inferno, agora, aquele que se afasta gradativa ou rapidamente do Senhor, tem consciência do pecado, permanece nele e não se atenta à necessidade do arrependimento, nem dá ouvidos à conselhos de irmãos para se corrigir, já esta fadado à encarar um final ruim.

Reflita nisso: Não há meio termo entre céu e inferno, não há “jeitinho brasileiro” no caminho da salvação e da santificação.

Published by

Eduardo Gouveia Alves

Quem sou eu? Eu sou um Cristão, Jesus Freak, Nerd, Geek, Gamer, Cartoonista/Mangaká/Illustrador, Web Designer/Web Master e SEO Specialist.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *