Como agir à um ultimato injusto e um ato de zombaria contra Deus

[Texto base: Leia 2 Crônicas 32.1-23/ Isaias 36-37]

1 João: 4. 4. Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

[Ref.: Sl 37.4-5 / Is 55.8-9 / Jr 29.11-14 / Mt 6. 33-34 / Lc 1. 37 / 2 Co 4.8-9 / Hb 10.23]

Baseado na história da ameaça de Senaqueribe e seu comandante ao rei de Judá, Ezequias.

Sabemos que o opressor Senaqueribe, rei da Assíria e da Babilônia, e seu exército, haviam derrotado e destruido muitos outros reinos e escravizado seus povos, isso quando não os aniquilava de uma só vez, tudo para humilhá-los e engrandecer seu ego e fama. O mesmo tentou contra Judá, ameaçando-os por 2 vezes com seu comandante através de cartas de deboche ao rei Ezequias, pois Judá estava fragilizada, sofrendo as consequências dos erros do rei Acaz, seu pai, e não tinham um exército à seu dispor para defende-la, eram cartas que zombavam do Deus de Judá e de Israel (comparando-o com os deuses das nações derrotadas), que serviam para desmotivar e amedrontar o povo e o empunham à Ezequias um ultimato sob à condição de se render ou lutar (ambos os casos os levariam à uma derrota inevitável pela lógica humana)… Porém Ezequias tomou a decisão mais correta e sensata possível: orou à Deus e buscou Sua Palavra através do ministério do profeta Isaías (e sua Intercessão), rejeitado e ignorado por seu pai, Deus então, através de Isaías decretou à derrota do exército assírio e como ocorreria a morte do rei Senaqueribe e o mesmo ocorreu.

O comandante enviado por Senaqueribe​ foi esperto e um ótimo estrategista, exceto pelo grave e infeliz erro de zombar de Deus comparando-o com outros deuses pagãos.

Quando estamos debaixo de perseguições, zombarias que atacam nossa fé e/ou ameaçam nossas vidas apresentando o cenário de uma derrota inevitável em alguma área fragilizada de nossas vidas (emocional, perdas, vícios, etc.), devemos agir como Ezequias: buscar à Deus primeiramente em oração e à sua Palavra (ler a ​Bíblia, as Escrituras), apresentando à Ele tudo que estamos passando e Ele certamente apresentará a solução dentro de Seu tempo e agirá à nosso favor.

Não Desista, não entregue a batalha nem devolva as ofensas “na mesma moeda”, busque à Deus, porque à guerra Ele já venceu por nós na cruz em Cristo Jesus.

Published by

Eduardo Gouveia Alves

Quem sou eu? Eu sou um Cristão, Jesus Freak, Nerd, Geek, Gamer, Cartoonista/Mangaká/Illustrador, Web Designer/Web Master e SEO Specialist.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *