Exemplo de Vida – Parte 2 – Legado

1 Pedro 5. 3. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Tito: 2. 1. Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina. 7. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

Sinônimos da palavra legado:
patrimônio, espólio, deixa, herança

Considerando o devocional anterior, de mesmo nome, este nos servirá para apresentar (brevemente) a vida de alguns personagens bíblicos e refletir sobre suas ações e qual reputação​ e legado gerou-se à partir delas:

O mal legado

Caim: um assassinato causado pelo mesmo por ciume à seu irmão, seu pecado, o primeiro homicídio na Bíblia, jamais foi esquecido, foi mencionado até mesmo no Novo Testamento (Hb 11.4 /1 Jo 3.21) e na atualidade ainda é lembrado.

Saul: Ungido por Deus, através do profeta Samuel, o 1° rei de Israel, pecou pela primeira vez contra Deus ao desobedece-lo após uma batalha, e ainda tentou jostificar seu erro perante Deus ao invés de assumir e se arrepender, mais à frente se deixou ser consumido de ciume e inveja contra Davi temendo perder o reino para ele. (1 Samuel 9.2-31.12)

Judas Iscariotes: discípulo de Cristo, responsável e lembrado pela traição do mesmo, é mencionado nos 4 primeiros evangelhos e em Atos cap.1 no Novo Testamento. Seu ato de traição lhe rendeu um remorso (alimentado pela culpa) tão grande que, além de abafar seu próprio arrependimento, o levou ao suicídio.

O bom legado

Abraão, Isaque e Jacó: Patriarcas da fé cristã e da e testemunhas da aliança de Deus com os homens, começando à partir de Abraão.

Moises: De longe o mais reconhecido representante da Lei do Senhor ao povo israelita e líder do mesmo durante o Ew.

Noé, Jó e Daniel: Apesar de viverem em épocas e cenários distintos, são mencionados por Deus como justificados por Ele, no livro do profeta Ezequiel (Ez 14.14,20).

Davi: Exceto por seus problemas conjugais (adultério), morais (assissanato) e familares (pai possívelmente ausente, mesmo sendo, que Rei não demonstrava ter muita autoridade sobre​ seus filhos e filhos, haja visto a história trágica de Amnom, Tamar e Absalão), Davi também foi conhecida como um homem segundo o coração de Deus (principalmente por saber se arrepender de verdade e buscar ao Senhor.

Elias: Apresentado inicialmente nos livros históricos é talvez, senão, O maior representante dos profetas de Deus (1 Reis 17.1 – 2 Reis 10.17).

Paulo: Sua drástica transformação de vida, caráter e comportamento após seu primeiro encontro com Cristo no caminho para Damasco é lembrado e sempre citado por muitos cristãos, aquele que um do tinha prazer em caçar e prender cristãos para serem condenados à morte, se transformou num deles, sentiu as mesmas dores e perseguições, porém seu amor pelo evangelho o fez encara-las como honra, algo que é loucura pra muitos.

Sabendo qual tipo de legado e reputação desejamos passar à diante, devemos nos importar em buscar viver uma vida integra, transparente e sincera com Deus e todos que convivem conosco.

Para encerrar

Mateus: 5. 14. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Reflita…

Published by

Eduardo Gouveia Alves

Quem sou eu? Eu sou um Cristão, Jesus Freak, Nerd, Geek, Gamer, Cartoonista/Mangaká/Illustrador, Web Designer/Web Master e SEO Specialist.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *