2 Samuel 22: 2. dizendo: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; 3. o meu Deus é a minha rocha, em que me refugio; o meu escudo e o meu poderoso salvador. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro. És o meu salvador, que me salva dos violentos. 4. Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos.

[Ref.: Sl 18; 46.1,10; 90.1-2; 92.1-2; 136.1 / Cl 3.15, 17 / Hb 12.28]

Significado da palavra gratidão:
s.f. (substantivo feminino)
Característica ou particularidade de quem é grato.
Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão.
(Etm. do latim: gratitudo.inis)

Davi sabia ser grato a Deus, não apenas por sua graça e perdão sobre seus pecados e falhas como rei, mas pelos inúmeros livramentos, que no fim de seu reinado ele talvez já nem pudesse contabilizar, desde a perseguição de Saul consumido de ciúme e inveja, aos filisteus e a qualquer outro povo, tribo ou nação inimiga de Israel, que se levantou contra eles.

A vida de Davi, entre outros personagens bíblicos, nos ensina a sermos gratos a Deus, a adorar e prestar louvores a Ele em agradecimento por tudo que nos faz   mesmo que seus planos não sejam os nossos e não corra exatamente como esperávamos, seus métodos sempre serão favoráveis e benefícos para nós, seja nas curas, livramentos, no conserto e/ou em Seu perdão e misericórdia.

Deus sabe o que faz, devemos reconhecer seu agir em nossas vidas e sermos gratos em tudo.