A silenciosa batalha interna

Isaías 41: 10. não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Ref.: Js 1.9 / Sl 46.1,10; 90.1-2; 91.1-2; 121 / Is 40.28-31; 55.9 / Jr 1.8 / Mt 6.19-34; 11.28-30 / Jo 16.33 / Rm 8.33-39 / Fp 4.12-13]

Medo, ansiedade, rejeição, bullying e solidão, entro outros fatores semelhantes, a depressão tão conhecida como o mal do/desse século, como sabemos, não é tão atual quanto parece.

É bom lembrar que mesmo grandes personagens da Bíblia, tais como o profeta Elias e o rei Davi, já tiveram momentos igualmente ruins a ponto de quer se ausentar ou se exilar em momentos críticos desejando até mesmo a própria morte, mas Deus, em sua infinita sabedoria e amor, os corrigia, motivava e os levantava para enfrentar suas batalhas. Mesmo Cristo passou por um momento de profunda ansiedade no Getsêmani, poucas horas antes de ser traído e preso, em suas orações final podemos reparar:

Mateus 26: 38. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39. E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Lucas 22: 42. dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. 43. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. 44. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão. 45. E, levantando-se da oração, foi ter com os seus discípulos e achou-os dormindo de tristeza. 46. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai para que não entreis em tentação.

Entretanto, como podemos notar, ainda que sua carne, seu lado humano, estivesse em profunda ansiedade, ele sabia qual atitude tomar. A Bíblia está repleta de mensagens que nos confortam e consolam, a expressão “não temas”, como sabemos pode ser encontrada na Bíblia por cerca de 365 vezes.

Deus sabe de todas, em sua onisciência, nos acompanha e nos conhece em todo o nosso ser, mente e pensamentos (vide Salmo 139), devemos de, SEMPRE, olhar para Ele, antes, durante e depois de qualquer tribulação, pois somente Ele É conosco em todos os dias de nossas vidas e nos garante refúgio, alívio, segurança e paz para enfrentar nossos problemas diários.

Lembre-se: ao menor sinal da presença de uma possível depressão, não se isole, nem se entregue aos sinais dela, aproxime-se de quem realmente se importa contigo (familiares ou amigos mais chegados), desabafe, não retenha sentimentos que podem te aprisionar e te afundar, faça atividades físicas, e principalmente, leia a Palavra de Deus, lá encontrara diversas passagens que ajudam a motivar, garantir segurança, levantar a auto-estima e trazer alegria onde quer que for. A vida é o maior bem que você possui. Jesus te ama, te conhece, te ajuda e acompanha onde você estiver!

Ligue 188 – CVV | Centro de Valorização da Vida