Romanos 12: 1. Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

[Ref.: 2 Reis 5.1-15 / Is 55.9 / Lc 23.39-43 / Gl 2.20]

A conversão do violento, arisco e aparentemente indomável de gangue Nick Cruz através do evangelismo, persistência, ousadia, contínuas e ferventes orações do conhecido evangelista David Wilkerson, é uma das histórias mais impactantes de evangelismo nos Estados Unidos. É o tipo de conversão de alguém que mudou “da água para o vinho” em pouco tempo.

Deus tem Seus meios, planos e razões praticamente indescritíveis e infalíveis na forma como gere a conversão e salvação de alguém, e os perfis atingidos por sua sublime graça são imprevisíveis aos olhos e ao julgamento humano.

Sua graça transformadora alcança desde o executivo intelectual ao indivíduo analfabeto mais desprovido de conhecimento, do rico ao pobre, do religioso ao ateu, da criança ao idoso e do cidadão de bem ao criminoso sem escrúpulos. Seu Amor e graça pode alcançar qualquer um como Ele bem desejar.

Tome como exemplo:
• Naamã, em 2 Reis 5, comandante assírio, que após vivenciar uma cura ordem Divina, fora de tudo que imaginava, assumiu que não havia nenhum outro Senhor/Deus senão de Israel.
• Um dos ladrões crucificado ao lado de Cristo que defendeu reconheceu Sua inocência e pediu para ser lembrado após a morte, Cristo garantiu sua entrada no paraíso por seu reconhecimento genuíno da pessoa de Cristo, foi praticamente um pedido de redenção informal.
• E Paulo, pois quando ainda era Saulo, perseguia ferozmente os cristãos para entregá-los, de um inimigo em potencial ele acabou se tornando um deles ao ter um encontro com Cristo no caminho para Damasco e naquela mesma cidade se converteu.

Para concluir, a salvação, genuína conversão seguida de um arrependimento verdadeiro, junto a necessidade e busca por transformação do caráter, são coisas que estão sob o completo controle e conhecimento de Deus. A única coisa que é realmente possível de evidenciar, sob um olhar humano, a respeito da conversão de alguém é, o seu exemplo prático no dia a dia.

Deus sabe de todas as coisas. Do primeiro ao último suspiro de vida, ninguém nos conhece melhor, senão o próprio Deus.